Os Educadores da Rede de Ensino do Estado Ceará encontram-se em greve por tempo indeterminado desde o dia 05 de Agosto de 2011.
O estopim da bomba que despertou a indignação da categoria foi a absurda proposta de reformulação do Plano de Carreira do Magistério apresentada pelo governador em 28 de Junho de 2011. Entre as "melhorias" contidas na proposta, destacam-se:
1. A agregação de vantagens (VPNI) para composição do salário base (desrespeitando a Lei do Piso);
2. O aumento do tempo de interstício para dois anos (no plano em vigor é anualmente);
3. A incidência das gratificações de regência de classe, de especialização, mestrado e doutorado não será sobre a referência salarial em que e o professor se encontra, e sim sobre o nível 1.
E mais, caso seja aprovado o anteprojeto, a evolução dos professores pós-graduados representará um aumento salarial de apenas de R$ 90,91.
E, acreditem, está previsto que um professor especialista (nível 1) receba salário inferior ao do graduado (nível 2)...
"A vida é uma pequena concessão do tempo, por outro lado o tempo é termo relativo. Apenas a alma resiste, pois o corpo é efêmero e o homem vale o que pensa."
Este período de greve representa um momento importante para realizarmos reflexões sobre a nossa prática educacional e lutar por valorização profissional e melhor condições de trabalho para auxiliar nossos alunos na construção de seu futuro. Professor consciente, informado e capaz de exercer sua cidadania terá maiores condições formar cidadãos dignos de um futuro brilhante e justo.
Através das atividades desenvolvidas neste período temos o objetivo de mostrar pra a população a importância de uma educação de qualidade na vida de nossos jovens e que este fato esta diretamente ligado a políticas educacionais implantadas por nossos governantes por este motivo está nas ruas, nos meios de comunicação e em assembléias batalhando por a implantação execução de medidas que nos dê condições de trabalho e sobrevivência.
É de fundamental importância a participação da família dos alunos, dos alunos e de toda sociedade nesta luta, já que a educação tem a responsabilidade de construir a sociedade em toda sua dimensão, sendo deste modo considerada a porta para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de um povo.
Uma luta pode ser vencida quando se faz com:
União de forças – professores da rede pública estadual e municipal unindo forças fazendo valer seus direitos;
Palavras inteligentes – discursos conscientes e tranquilos com base na lei.
Ajuda divina – sol, clima, convivência harmoniosa e muito respeito.
Contamos com o apoio de todos que buscam uma melhor qualidade de vida e acredita que a educação é uma grande arma no combate a pobreza, a miséria e a fome.
Suas palavras fazem valer um sentimento muito maior, o de valorização e de respeito, acima de tudo!!! Parabéns pela postagem!!! Bjs
ResponderExcluir